Tratamentos

Como recuperar fios danificados?

O primeiro passo é descobrir qual o dano. Fios ressecados precisam de hidratação. Fios descoloridos pedem tratamento de reconstrução intercalado com hidratações. Fios com pontas duplas só serão recuperados com tesoura!

Cada cabelo precisa de cuidados especiais de acordo com sua necessidade e o nível de dano do cabelo. Uso excessivo de chapinha e secador, alisamentos, colorações, descolorações. Tudo isso compromete a saúde dos fios e demanda tratamentos mais profundos e nutrição para trazê-los de volta à vida.

Mas você sabe identificar cada dano? Sabe do que o cabelo precisa? Vamos falar um pouquinho deles!

Hidratação: Para identificar se seu cabelo precisa ser hidratado, basta observar o aspecto. Está sem brilho, armado e embaraça com facilidade? Hidratação nele! É preciso lembrar que qualquer cabelo precisa ter sua umidade reposta, até mesmo os oleosos.

A hidratação serve para repor a água e a umidade dos fios. Suas causas são diversas, desde a ação do sol, água quente e vento até, é claro, secador, chapinha e babyliss.

Nutrição: Se você está sentindo seu cabelo poroso, com frizz e desalinhado, saiba que é de nutrição que está precisando. A porosidade é um problema bastante comum. Quando acontece, as cutículas do fio ficam abertas, o que faz com que todos os nutrientes sejam perdidos mais facilmente. “Além disso, é mais difícil fazer com que os tratamentos penetrem profundamente”.

Nutrir os cabelos é fazer o que chamamos de reposição lipídica, pois é uma ação que repõe a gordura, oleosidade e vitaminas do interior dos fios.

Reconstrução: É ideal para quando sentimos os cabelos frágeis, quebradiços, ralos, com pontas duplas e elásticos. Os nossos fios de cabelo são compostos por 90% de queratina. Uma reconstrução nada mais é do que a reposição deste elemento, bem como de massa e aminoácidos.

É preciso lembrar de que não pode exagerar na dose quando o assunto é reconstrução! Como o produto age diretamente na estrutura da fibra capilar, selando todas as cutículas e deixando os cabelos mais rígidos, quando acontece o excesso, eles podem quebrar!

Vale sempre lembrar aquela regrinha básica de que menos é mais! Tudo que é em excesso não faz bem!

E agora temos o queridinho da vez: a umectação!

A umectação é um tratamento feito com óleos vegetais para hidratar e dar força às madeixas e repor a oleosidade natural dos fios ressecados. Esse procedimento deixa o cabelo sedoso devido ao alto poder dos óleos e, portanto, é boa opção para quem deseja controlar o frizz. Essa técnica pode ser adotada por quem quiser devolver o brilho e a força aos fios, independentemente do tipo de cabelo.

No caso de cabelos cacheados e crespos, por exemplo, que costumam ser um pouco mais ressecados que os outros, devido à dificuldade da oleosidade natural chegar até as pontas a umectação é fundamental, pois faz com que os fios fiquem hidratados em todo comprimento (raiz as pontas). Quem está na transição capilar também pode fazer uso desse procedimento. Mulheres que estão deixando de usar produtos para alisar cabelos, e assumindo lindos cachos, também podem usar a umectação como forma de restaurar a fibra e desfilar força e saúde capilar.

Todos esses tratamentos devem ser feitos por profissionais qualificados, e que usam produtos específicos para fins! Receitas caseiras não são 100% eficazes, lembre-se que os produtos cosméticos industrializados são preparados e elaborados para tal! Sem contar que produtos alimentícios são alimentícios né minha gente!

Espero ter conseguido esclarecer um pouquinho sobre o assunto, e por hoje é só!

Até breve!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *